domingo, 15 de abril de 2012

Biografia resumida de Siovani Rodrigues Moreira

Foi Miracema, cidade no estado do Rio de Janeiro, que registrou meu nascimento em 1953, em uma família piedosa que me levou a crescer envolto pela igreja com todos os seus sacramentos e questões de fé. Tinha três tias, irmãs de meu pai, que reservavam grande parte de suas vidas a enfeitar os altares de nossa igreja e os nossos passos, meu e de meu irmãos e primos. Cresci ansioso por atingir a idade necessária para ser coroinha e me vi, bem naturalmente, e me ouviram, a dizer que eu queria ser padre. Foi por isso que um dia apareceu em nossa casa o Pe. Marino, que me encaminhou para o seminário, literalmente, pois, em 1964, ele nos pegou em Leopoldina com seu fusquinha, eu e o Jorge Neiva, e nos levou até Campo Belo.
A criança foi se diluindo no passado nos três anos que fiquei no seminário e com ela também a fé foi esmaecendo com o pré-adolescente que fincava pé no conhecimento, por isso, no final do ano de 1966, ao ir para as férias, já havia decidido a não retornar.
De volta à Miracema, lá passei três anos de estudos e em 1970 vim para Belo Horizonte com o intuito de me preparar para a Universidade. Como meus pais não tinham condições para meu sustento, consegui um emprego na Belgo Mineira, onde fiquei até terminar o segundo grau no Colégio Estadual Central. Fiz o vestibular para Engenharia na UFMG e consegui ser aprovado como terceiro lugar geral em 1972.
Paralelamente ao meu ingresso na faculdade fiz um curso de programação de computadores na IBM e iniciei-me nessa carreira onde fiz progresso muito rápido, deixando a escola de engenharia em segundo plano. Em 1976, quando comecei a trabalhar com minha própria empresa, deixei definitivamente a escola, pois meus negócios já me reclamavam atenção total, além de já estar casado com minha primeira esposa, Julienne, falecida, com quem tive duas filhas, Daniela e Cristiana.
Para levantar minha empresa fui um empresário-operário, pois fui digitador, operador, programador e analista, principalmente no início, quando sequer havia um funcionário. Trabalhava muito e alcancei um sucesso razoável. No início dos anos 1990 comecei a passar por uma mudança radical em minha vida. Casei-me com a Rosimere já num estado total de retorno ao mundo espiritual, que havia eliminado de minha vida. Foi como se alguém que tivesse se apiedado de mim houvesse me dito: “não acreditas, pois verás”.
Hoje sou um outro que aquele ser que só acreditava em si mesmo e em sua capacidade, pois me foi ensinada a humildade de reconhecer que somos aquilo que nos é permitido ser, que o nosso ego não passa de uma ilusão. Não sou religioso no senso comum, pois não tenho uma religião que professe dogmas, no entanto, considero-me muito religioso no sentido estrito da palavra, posso parafrasear Jung e dizer: não creio em Deus, eu sei. 
Com o processo de transformação que passei acabei com os negócios a que me dedicava e que me deixavam estressado, aposentei-me pela previdência e praticamente abandonei a área de informática como trabalho. Com todo o conhecimento que adquiri ao longo dos anos sobre administração, contabilidade e economia, presto um serviço de auditoria e consultoria para uma joalheria que foi um dos meus primeiros clientes, sendo esta a ocupação das minhas manhãs. As tardes, reservo-as para meus investimentos na bolsa, quando o meu netinho, Marco Antônio, permite, mas as suas interrupções são um puro prazer.

3 comentários:

  1. Caríssimo Siovani

    Fiquei muito Feliz em ver sua Biografia....
    Aprendi muito com vc....
    vc é o Cara....
    Um forte abs

    Juninho....
    Se não se lembra.... Trabalhei em sua empresa....
    Um abs

    ResponderExcluir
  2. meu email

    arcanjocesario@gmail.com

    (Juninho)

    Um forte abs

    ResponderExcluir
  3. Também trabalhei com você na sua empresa e aprendi muitas coisas!
    Aliás, você me ensinou coisas demais.....mas sou agradecida por isto. Te desejo tudo de bom!

    ResponderExcluir

Digite aqui seus comentários e aguarde até que sejam liberados.